Saiba o que observar ao contratar empresa de medicina do trabalho?

A segurança e a medicina do trabalho consistem na junção de uma série de requisitos necessários para tornar o ambiente laboral mais saudável e seguro. O objetivo é proporcionar benefícios como a redução de custos e rotatividade de colaboradores, prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de garantir a motivação e um alto índice de produtividade no dia a dia.

Mas é preciso ter cuidado na hora de implementar tudo isso. Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa considerar antes de contratar uma empresa de medicina do trabalho. Confira!

Qual é o papel da medicina do trabalho?

Não é nenhuma novidade que boa parte das organizações sofre com longos afastamentos de seus colaboradores devido ao tratamento de doenças ocupacionais ou recuperação de acidentes de trabalho, não é verdade?

É função da empresa oferecer um plano de saúde aos profissionais, mas isso não é o suficiente para garantir a segurança e a saúde no ambiente. Afinal, a decisão de fazer os exames e seguir o tratamento corretamente fica a critério de cada um.

Sendo assim, a implementação de um programa de medicina do trabalho dentro da própria companhia é fundamental, pois garantirá que todos os colaboradores sigam um cronograma de exames periódicos. Dessa forma, qualquer problema poderá ser diagnosticado a tempo de ser tratado — ou evitado.

Portanto, podemos afirmar que um dos principais papéis da medicina do trabalho é garantir a integridade física e psicológica de todos os colaboradores.

Quais são os benefícios de implementar a medicina do trabalho na empresa?

O gestor deve ter em mente que os gastos com medicina do trabalho são, na verdade, investimentos, já que, além de garantir que seus colaboradores trabalhem em um ambiente seguro, o programa traz uma vasta gama de benefícios.

Dentre as suas inúmeras vantagens, podemos citar:

  • redução de custos: diminui a rotatividade e afastamento dos colaboradores (um dos maiores gastos para as organizações);
  • prevenção estratégica: a empresa passa a se proteger de possíveis processos trabalhistas nas situações em que o colaborador alega ter a saúde comprometida por causa do trabalho;
  • prevenção de acidentes e doenças ocupacionais: um programa de medicina do trabalho instaura padrões e medidas de segurança nos procedimentos operacionais, evitando acidentes ou doenças ocupacionais;
  • garantia de produtividade e motivação: colaboradores que sabem que a empresa preza pela sua segurança e saúde sentem-se mais motivados — e isso reflete diretamente na produtividade;
  • acompanhamento por especialistas da área: a organização ganha programas de orientação aos trabalhadores em relação aos cuidados com a saúde durante a execução de suas funções, além de poder contar com a avaliação de profissionais devidamente capacitados.

O que observar ao contratar uma empresa de medicina do trabalho?

Houve um crescimento exponencial no número de empresas de medicina do trabalho nas últimas décadas, o que pode tornar a tarefa de encontrar a melhor prestadora de serviços bastante complexa.

Para evitar aborrecimentos, transtornos, retrabalhos e até mesmo penalidades por falta de experiência ou negligência, é preciso considerar alguns aspectos antes de tomar a decisão final. Veja quais são:

Credibilidade no mercado

Contratar uma empresa com credibilidade em seu mercado de atuação é o melhor caminho para garantir serviços de qualidade e segurança no ambiente laboral.

Para isso, entre em contato com pelo menos três empresas de contabilidade diferentes que já tenham trabalhado com a prestadora de serviços, já que essas empresas conhecem profundamente as implicações dos serviços prestados de forma incompleta ou inadequada.

Além disso, solicite orçamentos com várias prestadoras para fazer uma comparação mais completa e ficar informado sobre o mercado.

Mas não foque somente no valor! Apesar de ser um item importante, é a relação de serviços oferecidos que vai demonstrar o nível de qualidade e expertise da empresa.

Profissional responsável

Procure saber quem é o médico responsável pela empresa e seu respectivo número de registro no conselho regional.

Descubra também se ele participa de maneira ativa no processo de implementação, montagem e revisão dos programas e laudos, ou se apenas assina pela responsabilidade.

Documentação

Cheque se a documentação da empresa está em dia, solicitando uma cópia do CNPJ, contrato social e consultando seu histórico em órgãos de proteção ao crédito — como o SPC e SERASA — e sites como o Tribunal de Justiça. A documentação técnica é de suma importância, por isto deve ser verificado se a empresa tem cadastros em dia no CREMESP (para medicina do trabalho) e CREA (para segurança do trabalho)

Vale lembrar, ainda, que é seu direito como contratante solicitar certidões de negativação junto à Receita Federal, Estadual e Municipal e ao Ministério do Trabalho. Afinal, essa empresa ficará responsável pelo maior bem do seu negócio: a saúde e segurança dos colaboradores.

Idoneidade não é um diferencial, mas um requisito obrigatório.

Disponibilidade

A prestadora deve contar com uma rede de médicos especializados em todas as clínicas e laboratórios parceiros para que os colaboradores possam ser encaminhados, caso haja necessidade de avaliação.

Esse aspecto pode reduzir o índice de ausências no mês, já que a dependência do sistema público de saúde está diretamente ligada ao aumento de faltas ao trabalho decorrentes de motivos de saúde.

Infraestrutura

Por fim, é muito importante verificar a infraestrutura da empresa que fará a prestação de serviços de medicina do trabalho. Para isso, cheque se:

  • a companhia dispõe de uma clínica própria para oferecer atendimentos médicos e exames clínicos (periódicos, admissionais, demissionais, entre outros);
  • a prestadora tem especialização para realizar exames complementares (espirometria, eletrocardiograma, audiometria, eletroencefalograma, acuidade visual, dinamometria, entre outros).

O encaminhamento para realizar exames em locais diferentes pode resultar no atraso em uma contratação, resultando até na desistência do candidato, gerar custos desnecessários e afetar a produtividade da empresa.

Como você pôde conferir neste conteúdo, implementar um programa de medicina do trabalho em sua organização é fundamental para assegurar a integridade física e a saúde de seus colaboradores, reduzir gastos e promover um ambiente laboral mais seguro.

Por isso, é muito importante contar com uma prestadora de serviços com expertise e credibilidade no mercado, que esteja realmente comprometida com seus resultados e tenha infraestrutura o suficiente para oferecer todo o suporte necessário.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o que observar antes de contratar uma empresa de medicina do trabalho? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

cropped-favicon.png

Super Seg

A Super Seg atua no mercado realizando Assessoria de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Visando sempre atender as expectativas dos clientes, a Super Seg vem crescendo a cada dia, onde conta com uma equipe de profissionais altamente especializados e sempre atualizados para atender as necessidades do cliente.

Abrir Chat
Olá,
Podemos te ajudar ?