O que é SIPAT? É a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, um encontro anual promovido por cada empresa, independentemente do seu tamanho ou número de funcionários.
Deve ser um período em que o espírito da prevenção esteja presente em todas as áreas da organização. Assim, cada colaborador deve ser lembrado da importância de suas iniciativas para evitar acidentes e manter-se saudável.
Continue neste post e entenda os motivos para a realização da SIPAT.
Por que as empresas devem realizar a SIPAT?
A SIPAT é uma maneira de manter acesa a chama da prevenção contra acidentes no ambiente de trabalho. Do mesmo modo, alerta ainda para os cuidados que precisam ser tomados com a saúde do trabalhador, em casa ou no trabalho. Acima de tudo, trata-se de um grande instrumento de educação laboral que não deve ser desperdiçado como simples formalidades compulsórias. Existem motivos muito claros para sua realização:
- é uma atividade obrigatória para todas as empresas;
- é um momento para reforçar os cuidados com a segurança e a saúde;
- permite a integração de diversos setores da empresa;
- oferece espaço para manifestações artísticas e criativas dos próprios colaboradores;
- traz visibilidade para a CIPA diante de toda a empresa.
Além desses motivos apontados, há resultados práticos para a empresa e seus colaboradores com a adoção dos cuidados preventivos enaltecidos na SIPAT. Assim, devem ser considerados, entre outros:
- maior integração entre os funcionários;
- melhoria nos relacionamentos interpessoais;
- melhoria no ambiente de trabalho e no clima organizacional;
- incremento na busca por qualidade de vida dos colaboradores;
- aprimoramento dos processos;
- melhoria na produtividade.
Que atividades podem ser oferecidas?
Dentro da temática de saúde ocupacional e prevenção contra acidentes do trabalho, um elenco grande de atividades pode ser realizado. É uma boa oportunidade para o exercício da criatividade. São bastante comuns a organização de atividades como:
- palestras;
- dinâmicas de grupo;
- filmes;
- exposições;
- gincanas;
- teatro;
- ginástica laboral;
- concurso de músicas.
Todas essas atividades, no entanto, são apenas os instrumentos com vistas a estimular insistentemente a prevenção contra os acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais, além de promover a saúde. Não há obrigatoriedade quanto aos temas para a SIPAT, mas por sua natureza e para cumprir algumas outras determinações da legislação (Norma Regulamentador Nº 5), está consolidada a prática de temas como:
- AIDS;
- tabagismo;
- alcoolismo;
- alimentação saudável;
- atividade física;
- qualidade de vida;
- utilização de EPI;
- direção defensiva;
- prevenção e combate a incêndios;
- cuidados no trajeto para o trabalho e de volta para casa;
- tratamento cordial entre as pessoas;
- superação de desafios.
Quem deve organizá-la?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) deve ser criada por toda empresa que disponha de 20 ou mais empregados. Essa comissão, por sua vez, é a responsável pela organização da SIPAT. Onde não houver CIPA, o responsável pela empresa indicará alguém para a organização do evento.
A legislação trabalhista prevê que nas empresas onde houver o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), este atuará em conjunto com a CIPA na organização da SIPAT.
De todo modo, havendo ou não uma CIPA, a empresa pode contratar uma assessoria especializada para a realização da SIPAT. Essa iniciativa costuma ser muito vantajosa quando se trata de uma consultoria especializada e experiente. Com isso você conheceu a SIPAT, assim como os motivos para realizá-la.
Que tal entender agora sobre como funciona a implementação da CIPA na sua empresa?