Curso de CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Curso de CIPA – O Curso da NR-05 – CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Tem como finalidade formar e educar cipeiros para práticas de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, o objetivo da CIPA é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Conforme a NR-05 este curso é obrigatório para os membros da CIPA. Lembramos que a CIPA deve ser constituída por estabelecimento, e mantê-la em regularmente em funcionamento privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
As disposições contidas na NR-05 aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos e às entidades que lhes tomem serviços, observadas as disposições estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econômicos específicos.
Para as empresas que não tem a obrigatoriedade da CIPA, é obrigatório um representante da empresa ter o conteúdo do curso da CIPA para prevenção de acidentes dentro da empresa.
Resumo: - Carga Horária: 20 horas (Teórico e Prático) - Ministrado por Instrutor qualificado na área de Segurança do Trabalho - Responsável Técnico Engenheiro de Segurança do Trabalho - Certificado de conclusão em conformidade com as determinações da NR-05
Conteúdo:
a) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
b) metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
c) noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
d) noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
e) noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
f) princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
g) organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
O treinamento tem carga horária de vinte horas, distribuídas em no máximo oito horas diárias e deve ser realizado durante o expediente normal da empresa.