Medicina do trabalho: conheça os maiores erros cometidos pelas empresas

Sem dúvida, cuidar da saúde e da qualidade de vida dos seus colaboradores é fundamental para a produtividade de uma empresa. Mas, para isso, é preciso contar com a ajuda da medicina do trabalho — uma especialidade médica cujo objetivo é prevenir doenças ocupacionais e controlar os riscos de acidentes no ambiente profissional.

Quando essa área não é levada a sério, as organizações podem ter muitos problemas na justiça, além de prejuízos com a perda dos trabalhadores. Pensando nisso, apresentaremos neste post quais são os maiores erros cometidos pelas empresas em relação à medicina do trabalho. Confira conosco!

Não se adequar à legislação vigente

Seja por ignorância, seja por negligência, um erro comum a muitos negócios é não se adequar à legislação vigente. Isso inclui as adequações necessárias para aplicação das NR’s correspondentes ao seu setor de atividade. Cumprir todas as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego em relação aos cuidados com a saúde e integridade dos trabalhadores é essencial — até para evitar sanções legais.

Não acompanhar a saúde do colaborador

Outro erro comum nas empresas é não acompanhar a saúde dos colaboradores, o que contribui para o aumento de absenteísmo.

Grande parte das ausências de um funcionário na empresa é motivada por problemas de saúde ou acidentes de trabalho, e isso gera um enorme custo para a gestão empresarial. É necessário, portanto, realizar o acompanhamento periódico para monitorar as condições de saúde dos trabalhadores. Isso contribui para identificar doenças em estágio precoce e facilitar o seu tratamento, minimizando suas consequências.

Pendências nesse sentido, inclusive, podem acarretar em multas e autuação junto aos órgãos fiscalizadores. Assim, a organização deve fazer o controle dos prazos de exames com antecedência, observando que eles variam de acordo com a atividade exercida, idade etc.

Não documentar as ações feitas pela empresa

A falta de documentação das ações realizadas pelo negócio também podem fazer com que ele seja penalizado, justamente por não ter como comprovar que executa seus procedimentos conforme determina a lei. É mantendo a documentação em dia que a organização pode responder a falsas alegações em uma ação trabalhista, por exemplo.

Não contar com uma assessoria especializada

Por fim, um dos principais erros cometidos pelas empresas é não contar com o apoio de uma assessoria especializada em medicina do trabalho. Não é à toa que é tão comum encontrar organizações com penalidades na justiça por cumprimento das normas vigentes de segurança, como estabelece a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Por tudo o que vimos até aqui, é fundamental contratar esse serviço de assessoria. Isso é o que garantirá o cumprimento da lei, além de outros benefícios em diversas atividades, como a elaboração de laudos técnicos de insalubridade/periculosidade (NR 15 e NR 16), realização de treinamentos de segurança etc.

Enfim, agora você já sabe quais são os maiores erros cometidos pelas empresas em relação à medicina do trabalho! Gostou do nosso texto? Então, aproveite para entrar em contato com a gente e veja como podemos lhe ajudar! Estamos à sua disposição.

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Super Seg

A Super Seg atua no mercado realizando Assessoria de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Visando sempre atender as expectativas dos clientes, a Super Seg vem crescendo a cada dia, onde conta com uma equipe de profissionais altamente especializados e sempre atualizados para atender as necessidades do cliente.

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