Não é novidade afirmar que a saúde dos empregados está diretamente relacionada à produtividade e à qualidade de seu trabalho. Afinal, um funcionário debilitado, ou que realize atividades lesivas por grandes períodos, pode manifestar alguma doença ocupacional e precisar ser afastado.
Sendo assim, a medicina ocupacional tem um importante papel dentro das empresas, principalmente no que se diz respeito às medidas de segurança e saúde no trabalho. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira!
O que é medicina ocupacional?
Medicina ocupacional é o departamento da organização que se responsabiliza por cuidar do bem-estar e da saúde dos colaboradores, por meio da implementação de diversas medidas exigidas pelas Normas Regulamentadoras estabelecidas pelo MTE e pela Previdência Social.
A medicina ocupacional é obrigatória em qualquer empreendimento e é indispensável no acompanhamento de todas as etapas do tempo de permanência do funcionário, desde sua contratação, passando pela evolução de seu trabalho até o seu desligamento da empresa.
Qual é a importância da medicina ocupacional?
Primeiramente, é preciso salientar que o empregador deve cumprir com todas as normas exigidas pelas NRs, trabalhando em conjunto com as políticas de segurança agregadas aos técnicos de segurança do trabalho e outros profissionais da área.
Dito isso, podemos afirmar que um dos aspectos de maior importância da medicina ocupacional é o fato de que ela proporciona benefícios à saúde e ao bem-estar de todos os envolvidos, funcionários ou gestores.
Lembrando que é importante que a ergonomia e os riscos ocupacionais existentes no ambiente laboral sejam avaliados, para que um planjo de ação seja elaborado com o objetivo de reduzir as consequências à saúde do empregado.
Quem é o responsável pela medicina ocupacional na empresa?
A responsabilidade é de um profissional com especialização em saúde do trabalho ou medicina ocupacional. Há a opção de contratar um médico específico para lidar com essas questões, mas dependendo do porte da organização, é possível que a função seja terceirizada.
Quais são as responsabilidades desse profissional?
Para desempenhar sua função com excelência, o médico do trabalho precisa ter não apenas uma formação em medicina, como também conhecimento técnico a respeito das relações do funcionário com a empresa. Algumas das principais responsabilidades desse profissional são:
- conhecer recursos laboratoriais e clínicos específicos para esclarecer diagnósticos e estabelecer práticas médicas adequadas;
- manter-se atualizado a respeito dos procedimentos legais e previdenciários;
- reconhecer sintomas e sinais das doenças ocupacionais pertinentes ao ambiente laboral, além de aspectos sobre epidemiologia;
- diagnosticar e tratar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ligadas às atividades da empresa;
- realizar atendimento de emergência (quando necessário);
- promover atividades educativas juntamente aos gestores;
- participar das inspeções de risco e avaliações das condições de trabalho;
- sugerir medidas de prevenção e controle de fatores de risco;
- realizar exames de avaliação da saúde dos empregados (periódicos, admissionais, demissionais, histórico médico do paciente etc).
Quais são as vantagens que a medicina ocupacional proporciona à organização?
Para concluirmos o conteúdo de hoje, é importante citarmos as vantagens que a medicina ocupacional pode proporcionar às empresas.
Promove melhorias e conscientização no ambiente de trabalho
Ela se responsabiliza pela promoção e manutenção da saúde dos colaboradores e de sua capacidade de trabalho. Além disso, a medicina do trabalho está diretamente ligada à conscientização dos profissionais por meio de medidas como treinamentos e palestras educacionais.
Torna o ambiente de trabalho mais seguro e reduz os processos trabalhistas
Por manter a empresa compatível com as principais exigências e normas de saúde e segurança estabelecidas pela Lei, o ambiente laboral não somente se torna mais seguro, como também o índice de processos trabalhistas é minimizado.
Melhora a imagem da corporação
Empresas que demonstram se preocupar com a saúde e a segurança de seus funcionários são mais bem vistas no mercado e perante a sociedade. Sem mencionar que empregados que se sentem valorizados pela organização tendem a ser mais produtivos.
Como você pôde conferir, a implementação da medicina ocupacional é fundamental para que um ambiente de trabalho mais seguro seja proporcionado, além de estar diretamente ligada à melhoria da imagem do negócio no segmento em que atua.
O conteúdo sobre o papel da medicina ocupacional nas empresas foi útil? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe as maiores novidades sobre o mercado!