Não é nenhuma novidade que os colaboradores de uma empresa devem passar por uma série de exames ocupacionais para avaliar seu estado de saúde e identificar formas de se prevenir contra doenças ocupacionais. Sendo assim, o exame médico periódico é um dos exames mais importantes em uma organização.
De acordo com a Legislação Trabalhista, as empresas têm a obrigação de realizar esse tipo de exame em seus empregados. Caso descumpram com essa regra, estarão vulneráveis a penalizações e multas previstas na lei.
Por este motivo, neste conteúdo mostraremos a importância desse exame. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo para conferir!
O exame médico periódico
De forma simplificada, consiste em um exame clínico que tem a finalidade de analisar o estado físico e mental do trabalhador e como o ambiente de trabalho exerce influência sobre sua saúde.
A periodicidade em que ele deve ser feito
O exame precisa, obrigatoriamente, ser realizado no ato da admissão para constatar o estado de saúde do candidato no momento em que ele foi contratado e na demissão para avaliar se a função exercida afetou de alguma forma sua saúde.
Além disso, também é necessário realizá-lo no retorno do trabalho — em casos de afastamentos iguais ou superiores a 30 dias —, na mudança de função ou mediante os intervalos que se aplicam ao seu serviço — que pode acontecer anualmente ou a cada dois anos.
É importante lembrar que a periodicidade pode variar de acordo com os riscos do ambiente no qual o colaborador está inserido no trabalho — que podem ser biológicos, ergonômicos, físicos e químicos. Por exemplo:
- nos ambientes salubres, o funcionário que tiver entre 18 e 45 anos deve realizar o exame a cada dois anos. No entanto, se tiver menos de 18 anos ou mais de 45 anos, o exame é realizado uma vez por ano;
- nos ambientes insalubres o exame deve ser realizado uma vez por ano para o trabalhador que tem função sujeita a riscos ocupacionais.
A importância do exame periódico para a empresa
Esse tipo de exame acompanha o estado de saúde do empregado durante todo o tempo em que ele estiver trabalhando na organização para definir se ele pode ou não continuar a realizar sua função ou ser promovido. Além disso, o fato de garantir que os empregados trabalhem adequadamente contribui diretamente com a redução do índice de absenteísmo, geralmente causado por doenças ocupacionais.
Vale destacar, ainda, que o exame identifica possíveis necessidades de melhoria nos processos cotidianos da empresa, como a ergonomia para colaboradores que passam longos períodos sentados à frente de computadores, por exemplo.
A terceirização desse tipo de serviço
Para concluirmos, vale mencionar que é fundamental investir na segurança e saúde do trabalhador para garantir um ambiente laboral livre de riscos e projetar uma imagem positiva da empresa. Sendo assim, terceirizar o serviço com a contratação de uma empresa especializada em segurança e medicina do trabalho pode ser o melhor caminho para proporcionar as condições ideais de produtividade dos empregados.
Como você pode conferir, o exame médico periódico tem um papel muito importante nas empresas. Descumprir essa obrigação pode não somente acarretar em multas e ações trabalhistas, como também prejudicar a saúde e integridade de seus funcionários.
Agora que você já sabe qual é a importância desse tipo de exame, não deixe de conferir também a influência que a saúde ocupacional tem sobre os resultados da empresa!