As ações preventivas, voltadas para o ambiente de trabalho, beneficiam tanto os funcionários quanto os empregadores, na medida em que contribuem para a credibilidade e minimização de prejuízos, demonstrando o comprometimento e a responsabilidade social da empresa.
Nesse sentido, assegurar um ambiente de trabalho agradável e seguro, que priorize a saúde dos colaboradores, é de extrema importância. E é, por esse motivo, que as empresas de medicina do trabalho existem.
Para que você saiba mais sobre o assunto, abordaremos, neste post, o que são as empresas de medicina do trabalho e quais são as suas principais funções. Continue a leitura e confira!
O que são as empresas de medicina do trabalho?
O artigo 168 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) determina a obrigatoriedade da realização de exames médicos no ato da admissão e demissão de funcionários, além de, periodicamente, enquanto estiverem ativos na empresa.
Seu principal objetivo é garantir a integridade física e psicológica dos funcionários, por meio da realização de exames periódicos e testes, além da verificação de possíveis riscos e proteções aos colaboradores.
Em síntese, as empresas de medicina do trabalho assumem um compromisso com a qualidade de vida e a manutenção da saúde dos trabalhadores.
Quais as principais funções de um médico do trabalho?
Um médico do trabalho tem várias responsabilidades. Assim, faz parte da sua rotina:
- integrar as exigências das atividades profissionais da sociedade e o impacto na saúde dos trabalhadores;
- administrar os limites físicos e mentais dos colaboradores às demandas da empresa;
- realizar pedidos de exames clínicos e laboratoriais, de acordo com a legislação;
- identificar ações de prevenção e controle dos fatores de risco;
- promover a reabilitação física e mental do colaborador, bem como diagnosticar e tratar as doenças e acidentes de trabalho;
- saber identificar os fatores de risco, assim como as medidas para a prevenção e controle;
- realizar atenção médica de emergência;
- criar medidas educativas e de conscientização dos empregadores e colaboradores.
Portanto, o médico do trabalho promove uma série de ações que geram diversos benefícios para a organização.
Quais os benefícios da medicina do trabalho na empresa?
A medicina do trabalho é responsável por proporcionar diversos benefícios às empresas e aos colaborados. Entre os principais, podemos destacar:
Reduz custos
Com a qualidade de vida no trabalho, a empresa evita doenças que resultam em afastamentos e, consequentemente, evita ações judiciais que o colaborador poderia abrir contra a empresa.
Melhora a imagem da empresa
Empresas que têm a medicina do trabalho integrada, e que valorizam e priorizam a saúde dos seus trabalhadores, respeitando as leis, demonstram seu comprometimento com as pessoas. Essa imagem desperta o interesse de profissionais mais qualificados, atrai a atenção de sócios e investidores e, tudo isso, contribui para a sua credibilidade.
Previne acidentes e doenças provenientes do trabalho
O profissional desse ramo é capaz de identificar procedimentos errados que podem resultar em doenças graves ou acidentes. Além disso, também são fiscalizados, na empresa, o uso adequado dos equipamentos e a forma como as atividades são realizadas.
Aumenta a produtividade
Colaboradores que estão em boas condições de trabalho produzem mais e entregam resultados de qualidade. Isso se justifica porque os colaboradores se sentem protegidos, em um ambiente mais seguro e livre de riscos de doenças. Dessa forma, o empresário terá uma equipe mais ativa e motivada.
Portanto, as empresas de medicina do trabalho não devem ser buscadas visando apenas o cumprimento da legislação, mas pelos benefícios que elas oferecem. Elas são responsáveis por garantir melhorias e aumentar a produtividade dos colaboradores, além de criar um ambiente motivador de completo bem-estar.
Agora que você já conhece o que fazem as empresas de medicina do trabalho, aproveite a visita em nosso blog e leia também o post “Saiba o que observar ao contratar empresa de medicina do trabalho?”. Vamos lá!