Atualmente, as empresas estão mais preocupadas com a saúde dos colaboradores, já que os acidentes de trabalho os impossibilitam de trabalhar e podem causar processos judiciais. Desse modo, é de suma importância compreender o papel das duas áreas que cuidam da proteção dos trabalhadores: segurança e medicina do trabalho.
Por conta disso, neste post, vamos esclarecer os principais pontos sobre segurança e medicina do trabalho. Assim, vamos explicar o que é isso e a diferença entre eles. Acompanhe conosco!
O que é segurança e medicina do trabalho?
A segurança do trabalho pode ser compreendida como a área que cuida da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho por meio de um conjunto de medidas técnicas que as empresas precisam adotar para não colocar em risco a vida dos colaboradores.
Isso porque algumas atividades envolvem riscos que podem comprometer a integridade física dos colaboradores, causando sérios danos à sua vida ou até mesmo levando-o a morte. Essas atividades não devem ser exercidas sem as devidas medidas técnicas para a prevenção de acidentes.
Para isso, a segurança do trabalho deve ensinar os colaboradores da empresa sobre quais as medidas preventivas que devem ser respeitadas para que eles possam trabalhar em segurança.
Já a medicina do trabalho tem o papel de cuidar da saúde do colaborador para que ele não sofra com doenças ocupacionais e profissionais. Essa área de atuação trabalha com a prevenção, diagnóstico e tratamento de enfermidades causadas por atividade exercida na empresa.
Isso é fundamental para que os colaboradores possam trabalhar com mais qualidade de vida, uma vez que pessoas doentes não conseguem ser produtivas e têm a capacidade limitada para desenvolver as suas atividades, o que gera diversos prejuízos para as organizações.
Com o intuito de preservar a saúde dos colaboradores, os profissionais ligados à área de medicina do trabalho realizam exames médicos ocupacionais, como o admissional, demissional, periódicos etc. — sendo que isso é uma forma de diagnosticar possíveis enfermidades para que seja aplicado o tratamento adequado.
Como vimos até agora, as duas áreas têm semelhanças, pois elas têm como objetivo central proteger a integridade física e promover a saúde dos colaboradores. Contudo, é essencial entender que segurança e medicina do trabalho têm papéis distintos na gestão de uma empresa. Veja no próximo tópico quais são as suas diferenças.
Qual é a diferença entre segurança e medicina do trabalho?
É bem fácil compreender a diferença entre as duas áreas de atuação, uma vez que a medicina do trabalho é responsável por preservar a saúde mental e física do colaborador, dando a ele mais qualidade de vida para que possa trabalhar com toda a capacidade humana, sem limitações por causa de doenças.
Por outro lado, a segurança do trabalho tem como foco proteger a integridade física do trabalhador para a preservação da sua vida. O seu papel é fazer com que o colaborador exerça as suas atividades com proteção para evitar acidentes no local de trabalho.
Tanto a segurança quanto a medicina do trabalho estão previstas nas leis trabalhistas, o que faz com que todas as empresas sejam obrigadas a usarem as duas abordagens em sua gestão. As organizações têm o dever de cuidar do ambiente profissional e assegurar condições dignas para que os colaboradores possam realizar as suas atividades com proteção.
Quais são as principais atividades da segurança do trabalho?
Depois de vermos qual é o papel da segurança e medicina do trabalho na empresa, vamos descrever com mais detalhes sobre as principais atividades da segurança do trabalho no cotidiano profissional das organizações para zelar pela vida dos colaboradores.
Fiscalização
Uma das principais atividades da segurança do trabalho nas empresas é fazer fiscalizações com frequência para saber quais são as condições de trabalho. Isso é extremamente necessário, pois alguns locais em determinado momento passam a trazer riscos para a vida do colaborador, o que pode acarretar em grandes prejuízos para as organizações.
Com isso, a segurança do trabalho tem a função de inspecionar, por exemplo, as instalações e equipamentos de proteção, analisando se esses objetos estão funcionando corretamente e se necessitam de manutenção preventiva, uma vez que eles podem estar desgastados e trazer riscos de acidentes para a vida dos colaboradores.
Utilização de EPI’s
As atividades que trazem risco à saúde e segurança do colaborador devem ser realizadas com o a utilização de EPI’s — Equipamentos de Proteção Individual. Isso é mais uma das responsabilidades da área de segurança do trabalho. Trata-se do uso de equipamentos, como óculos de proteção, capacetes, luvas de proteção, protetor auricular, entre outros que são recomendados conforme as atividades realizadas pelo colaborador com o objetivo de proporcionar mais proteção.
As empresas que não fornecem esses equipamentos de proteção quando necessários são multadas e sofrem penalizações judiciais. Por isso, a importância de contar com uma equipe técnica em segurança do trabalho para a compra correta desses materiais, assim como o treinamento específico para a sua utilização.
Isso porque não basta apenas fazer a aquisição dos equipamentos de proteção sem oferecer a instrução adequada para a sua correta utilização. Muitos casos de acidentes acontecem por causa do uso incorreto desses equipamentos, já que os colaboradores podem apresentar diversas dificuldades para manusear os EPI’s.
Implementação de medidas de segurança
Além da utilização de EPI’s, outra atividade que envolve a abordagem de segurança do trabalho é a implementação de medidas de segurança. Isso porque todas as empresas precisam de ações e medidas para evitar acidentes de trabalho, levando em consideração a atividade exercida.
Por exemplo, em alguns locais de trabalho a falta de iluminação adequada pode contribuir para que ocorram acidentes, sendo necessário o investimento em novas lâmpadas que proporcionam mais claridade. Outra medida muito comum nas organizações é a necessidade de instalação de sinalização, placas de aviso, alarmes e sensores para prevenir fatalidades.
Prevenção de acidentes
Essas atividades citadas acima têm por objetivo a prevenção de acidentes, sendo que muitas empresas na atualidade já fazem altos investimentos para evitar prejuízos com a perda de colaboradores e redução da equipe, além do pagamento de indenizações à vítima e a sua família.
Isso pode ser exemplificado com a necessidade de instruir os colaboradores sobre as normas de segurança e medidas de prevenção de acidentes por meio de palestras e cursos com treinamentos que visam capacitá-los. O ensinamento sobre como lidar com o combate a incêndio em caso de emergência é outro bom exemplo.
O que são as Normas Regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho?
As normas regulamentadoras devem ser seguidas atentamente pelas empresas, pois são regulamentadas pela Consolidação das Leis do Trabalho — CLT — e revisadas com frequência pelo Ministério do Trabalho.
Atualmente constitui-se de um conjunto de 36 normas regulamentadoras que proporcionam mais segurança para os trabalhadores por meio de orientações sobre as práticas de saúde e segurança ocupacional. A sua abordagem é composta, por exemplo, por regras para definir uso de EPI, segurança em instalações e serviços de eletricidade, segurança em operações nas máquinas e equipamentos, entre outros.
Já a implementação dessas medidas pela instituição pode ser feita com a ajuda de uma empresa especialista em segurança e medicina do trabalho. Trata-se de um investimento muito importante para as organizações, pois contribui para a prevenção e manutenção da saúde e segurança dos colaboradores.
Cabe lembrar que a não implementação dessas normas acarreta em muitos prejuízos para as empresas, já que a fiscalização feita pelo Ministério do Trabalho tem aplicado multas pesadas para as organizações que não estão funcionando em conformidade com o que expressa a lei.
O que diz a CLT sobre a segurança e medicina do trabalho?
Por fim, para você entender qual é o papel da segurança e medicina do trabalho é necessário compreender sobre o que diz a CLT a respeito. A legislação trabalhista estabelece quais são as obrigações do empregador e dos colaboradores para que o trabalho seja desenvolvido com proteção.
Para as empresas, a CLT demanda a implementação de todas as normas de segurança e medicina do trabalho previstas na lei. Ela também estabelece que o empregador necessita oferecer treinamentos periódicos aos colaboradores para o ensinamento das medidas de prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais. Ademais, é crucial colaborar com a fiscalização quando esta for feita por representantes responsáveis.
Para os colaboradores, a CLT estabelece que eles precisam verificar o cumprimento das normas por parte das empresas, já que isso traz mais segurança para a vida deles. Além disso, os trabalhadores são responsáveis por fazer a utilização de todos os equipamentos de proteção individual conforme o treinamento oferecido pela empresa.
Portanto, neste post, apresentamos os principais pontos sobre segurança e medicina do trabalho para que você possa entender qual é o papel dessas áreas na gestão das empresas. Vale ressaltar que as organizações devem seguir o que diz a lei para evitar responder processos judiciais.
E então, gostou do nosso texto? Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre segurança e medicina do trabalho. Estamos à sua disposição para tirar dúvidas.